Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil



Rua Senhor dos Passos , 202 V andar - Centro
CEP 90020-180 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 2275

Pastor Dr. Mauro Batista de Souza faz palestra na Assembleia do Sínodo Nordeste Gaúcho

25/05/2019

Pastor Dr. Mauro Batista de Souza faz palestra na Assembleia
Pastor Mauro recebe cesta com produtos coloniais
1 | 1
Ampliar

 

Após o culto os presentes se dirigiram até o Centro de Cultura Municipal para a continuidade da Assembleia, tendo antes sido servido um lanche aos participantes. Após a abertura formal da assembleia pelo presidente com a composição da mesa e agradecimentos a Três Coroas pela acolhida, aconteceu a palestra do 2º vice presidente da IECLB, P. Dr. Mauro Batista de Souza, que falou sobre o tema: IECLB: Igreja de Comunidades Atrativas, Inclusivas e Missionárias (?).

Na sua explanação o P. Mauro falou sobre a missão e visão da Igreja, lembrando que somos uma Igreja histórica, fruto da imigração da Europa e migração interna no Brasil. Somos uma Igreja de comunidades, organizadas em paróquias, sínodos e administração central. A IECLB zela pela formação, tem ênfase no sacerdócio geral de toda pessoa batizada, tendo 650.000 membros distribuídos em mais de 1.800 comunidades, 1.200 pontos de pregação e 460 paróquias, com presença forte em cidades de até 50.000 habitantes. O P. Mauro enfatizou que a confessionalidade é uma grande riqueza da IECLB, bem como os quatro pilares - Cristo, Fé, Escritura, Graça; a ênfase no sacerdócio geral de toda pessoa batizada; o zelo pela formação para as diversas ênfases do ministério. Um dos pontos muito fortes é o bonito trabalho voluntário existente. As áreas de trabalho estão focadas na formação, culto e liturgia, educação cristã contínua, diaconia, inclusão, gênero, meio ambiente, capelanias da saúde, responsabilidade pública e social. Já temos ordenação de mulheres ao ministério desde 1982. O P. Dr. Mauro também falou de dificuldades existentes, citando: como igreja de imigração temos dificuldade com missão; grandes distâncias e diversidade de contextos dificulta a unidade; ainda remanescente a mentalidade de clube (étnico/germânico, regional/sulista); dificuldade para a novidade, para o novo; diferenças/divergências teológicas. Uma preocupação ainda é a baixa participação de mulheres e jovens em espaços de decisão.

Após a palestra houve um espaço para um cochicho e as pessoas puderam compartilhar sobre: a principal ação missionária planejada pela paróquia para 2019 e qual a palavra motivadora da ação. Questões que foram compartilhadas ao grande grupo após o almoço. No desfecho da palestra o P. Mauro falou que a IECLB está a caminho de seus 200 anos, a serem comemorados em 2024, e que nosso esforço deve focar em ser comunidades atrativas, inclusivas e missionárias. Que missão vai acontecer com as pessoas participando. Sua frase final foi: Que o Sínodo Nordeste Gaúcho possa continuar sendo ousado. Como agradecimento ao P. Mauro lhe foi ofertado um cesto com produtos coloniais.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um pregador deve estar ciente que Deus fala pela sua boca. Caso contrário, é melhor silenciar. 
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br