Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

XVIII Assembleia do CONIC debate hospitalidade eucarística e acolhe Fundação Luterana de Diaconia (FLD)

29/05/2019

XVIII Assembleia Geral Ordinária do CONIC
XVIII Assembleia Geral Ordinária do CONIC
XVIII Assembleia Geral Ordinária do CONIC
Palestra do Pastor Dr. Walter Altmann
XVIII Assembleia Geral Ordinária do CONIC
Sarah de Roure
XVIII Assembleia Geral Ordinária do CONIC
Representantes da IECLB na Assembleia do CONIC
1 | 1
Ampliar

 

O segundo dia de XVIII Assembleia Geral Ordinária do CONIC, 29 de maio, começou com um bonito momento de mística conduzido pelas companheiras ecumênicas Edoarda Scherer, Lizandra Carpes, Thalia Schuh. “Paz sem voz não é paz, é medo”, foi uma das reflexões propostas.

O passo seguinte foi a exposição do pastor Walter Altmann, luterano, doutor em teologia e ex-moderador do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), sobre “A reconciliação interrompida: resgate histórico dos documentos sobre hospitalidade eucarística e os limites para a prática”. A mesa foi moderada pelo reverendo Pedro Triana, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB).

Em sua fala, Altmann recuperou documentos históricos que tratam do tema. Num deles, Hospitalidade Eucarística, frisa-se que a “hospitalidade eucarística é, hoje, um primeiro degrau na escalada da fraternidade ecumênica que hão de percorrer juntas nossas igrejas até que cheguem, num futuro que esperamos próximo, à intercomunhão e à concelebração”.

Para além de problematizar e analisar a questão com a plenária, Altmann apontou situações concretas em que a hospitalidade eucarística poderia ser recomendada. Por exemplo, ele citou os encontros ecumênicos, as celebrações da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), além de cerimônias como confirmações e casamentos interconfessionais. No entanto, o pastor reconheceu as dificuldades de natureza teológica que impedem a comunhão eucarística.

Revendo Imaginários: o outro como ameaça

Em seguida, os participantes, organizados por confissões (luteranos, presbiterianos, católicos, ortodoxos, batistas e anglicanos), refletiram sobre como cada um e cada uma pode rever as próprias intolerâncias em relação ao outro. Após muita partilha, eles compartilharam com a plenária aquilo que haviam refletido, e partilharam desafios que precisam ser superados.

Christian Aid

A representante da Christian Aid no Brasil, Sarah de Roure, passou pela Assembleia para cumprimentar os presentes. Na oportunidade, aproveitou para falar das iniciativas sociais e ecumênicas que Christian Aid apoia a nível nacional, entre eles, o curso Águas para Vida.


Falecimento do pastor Gerson Urban

Uma notícia que entristeceu os presentes foi a do falecimento do pastor Gerson Urban, da Igreja Presbiteriana Unida (IPU). Gerson foi diretor do CONIC entre os anos de 2006 e 2010. O CONIC se solidariza com os familiares e reafirma a certeza na ressurreição em Cristo (João 11:25-26).

Alteração do Estatuto

Na parte da tarde, foi iniciada a Assembleia Geral Extraordinária, que teve como missão a revisão do Estatuto do CONIC. Após análise dos pontos revisados, as alterações foram aprovadas.

Formação de Comissões e acolhida da FLD

Também foram formadas as comissões (eleitoral, de moções e da mensagem final) da Assembleia. Outro ponto de destaque foi a acolhida da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) como membro-fraterno do CONIC. Clique aqui e confira a lista de todos os membros-fraternos.

Relatório de atividades e Relatório financeiro

Finalizando as atividades do dia, foram apresentados os relatórios de atividades e o financeiro (2017 e 2018), aprovados pela Assembleia sem ressalvas.

Texto: Assessoria CONIC 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus enxerga as profundezas do coração, enxerga mais profundamente que nós.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Se cada um servisse a seu próximo, o mundo inteiro estaria repleto de culto a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br