Luteranos em Contexto



ID: 2650

Dia da Reforma Protestante transforma-se em feriado municipal também em Ernestina/RS

Paróquia de Ernestina - Ernestina/RS

05/06/2019

1 a -Templo da Comunidade em Ernestina
1 b - Centro Comunitário da Comunidade
1 c - Casa Pastoral
1 e - Secretaria Paroquial
2 -Vista àerea do município ao fundo o Rio Jacuí
3 Vista àerea do Município de Ernestina
5 - Alagado do Rio Jacui que forma a Barragem que leva o nome do município de Ernestina
Brasão do Município
Prefeito Odir, Pa. Margarete, Vereador Leonir, Altair Tieze Presidente da Comunidade e Luciano Voigt ex Presidente da Paróquia no ato da entrega da lei
1 | 1
Ampliar

A partir de agora o município de Ernestina, localizado ao norte do estado do Rio Grande do Sul, será mais um município a ter feriado municipal no dia 31 de outubro.
O projeto de lei n° 2.636/2019 foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, entre eles dois vereadores membros luteranos Douglas Dorr e Junior Nickhorn, durante a sessão realizada no dia 20 de maio de 2019, na Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Sr. Odir João Boehm em 23 de maio de 2019.
A lei que tornou o dia 31 de outubro – Dia da Reforma Protestante feriado municipal na cidade de Ernestina/RS, foi proposta pelo vereador Leonir de Souza Vargas (PDT), a pedido do Sr. Luciano Voigt (ex-presidente da paróquia), atendendo a um anseio de longa data dos membros luteranos do município.
Na cidade está localizada a Comunidade de Ernestina, que também leva o nome da cidade e é a maior comunidade e a mais antiga da paróquia, fundada antes mesmo da criação do município em 27 de junho de 1909. Atualmente é formada por 230 famílias membras.
No município também está localizada a sede da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Ernestina, que atualmente é atendida pela Pa. Margarete Cristina Witter e possui 8 comunidades e um ponto de pregação, localizadas em 7 municípios da região, sendo que em dois deles (Tio Hugo e Victor Graeff) estão localizadas três comunidades (Posse Gonçalves, Poligono do Erval e São José da Glória) aonde o dia 31 de outubro já é feriado municipal.

Mais alguns dados sobre o município de Ernestina:

Ernestina é uma pequena cidade brasileira do estado do Rio Grande do Sul, criada em 11 de abril de 1988, fica distante 214,5 Km da capital do estado (Porto Alegre) e a sua população estimada é de 3.167 habitantes.
As pessoas que nela residem se chamam ernestinenses, aonde a sua constituição étnica é formada por: alemães 70% – portugueses 15% e italianos, mulatos e poloneses, que representam 15%.
Em sua terra fértil e clima favorável são produzidos muitos produtos, sobressaindo-se as culturas de soja, milho, aveia e trigo.
O município é banhado pelo Rio Jacuí, que forma o alagado da Barragem Ernestina, que fornece água para a usina hidrelétrica do mesmo nome, situada atualmente no município vizinho de Tio Hugo após a sua emancipação e também servindo como principal ponto turístico do município.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: No mundo vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
João 16.33
REDE DE RECURSOS
+
Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br