Concílio da Igreja



ID: 2273

Participantes do Concílio

As 95 lideranças que compõem o Concílio

Presidente do Concílio e seu Vice-Presidente.
O presidente e o Vice-Presidente do Concílio são indicados por, pelo menos, uma Assembléia Sinodal, sendo eleitos em Concílio.

18 representantes sinodais no Conselho da Igreja
 O Conselho da Igreja atua em carátersupletivo ao Concílio, exercendo o controle das atividades administrativas da IECLB e decidindo sobre conflitos de caráter normativo mediante consulta.

Pastor Presidente e seus dois Vice-Presidentes
 Coordenação da atividade eclesiástica da IECLB, zelando por sua unidade e identidade confessional.

18 Pastores e Pastoras Sinodais
 Em cada Sínodo atua um Pastor Sinodal que, juntamente com o Vice-Pastor Sinodal, tem a responsabilidade de supervisionar o trabalho eclesiástico na área do Sínodo.

2 Delegados por Sínodo
Com exceção dos Sínodos com maior número de membros, que têm direito a três Delegados. Existe uma fórmula, que consta na Constituição, para saber quais são estes Sínodos com maior número de membros. Para o próximo Concílio, os Sínodos que elegerão três Delegados cada são: Espírito Santo a Belém, Nordeste Gaúcho, Norte Catarinense e Vale do Itajaí.

5 representantes dos Sínodos com atuação marcante no Ministério compartilhado.
Nesse caso, existe um rodízio entre os Sínodos. Os cinco Sínodos que nomearão Delegados para o próximo Concílio são: Mato Grosso, Nordeste Gaúcho, Vale do Itajaí, Noroeste Riograndense e Espirito Santo a Belém.

Aproximadamente, 9 representantes de instituições e setores de trabalho
Entre as quais, obrigatoriamente, a OASE. Foram convidados para o próximo Concílio um representante de cada centro de formação conveniados com a IECLB(EST, FATEV e FLT), um da Juventude Evangélica, um da Rede Sinodal de Educação, um da Fundação Luterana de Diaconia, um da Legião Evangélica, um dos ministros/as eméritos e uma da OASE.

Secretária Geral
Coordenação e direção das atividades da Secretaria Geral (com exceção do Secretário Geral, todos os demais têm direito a voto).

Convidados
Também participam do Concílio, na qualidade de convidados, um representante da Obra Gustavo Adolfo, uma do Fórum de Reflexão da Mulher Luterana, um/a da APPI, uma da Comunhão de Obreiros Diaconais, um/a da CONCAT, um/a do Colegiado dos Missionários, três representantes da JE/CONAJE, AMA e LUTERPREV, o Presidente da Comissão Jurídico-Doutrinária Sinodal, os Presidentes da Comunidade, da Paróquia e do Sínodo local o Presidente da Comissão Jurídico-Doutrinária, os Presidentes da Comunidade, da Paróquia e do Sínodo local, as autoridades civis e governamentais locais, além dos representantes de igrejas e organismos ecumênicos locais, nacionais e internacionais com as quais a IECLB se relaciona.

***

Os Delegados sinodais e os representantes com atuação marcante no Ministério compartilhado são eleitos pela Assembléia Sinodal, a partir das indicações encaminhadas pelos Conselhos Paroquiais, que, por sua vez, são compostos pelos Presidentes, Secretários e Tesoureiros de cada uma das Comunidades, pelos Obreiros nelas atuantes, por representantes de setores e pelos membros das Comunidades integrantes da Assembléia Sinodal. Os representantes de instituições e setores de trabalho são propostos pela Presidência e homologados pelo Conselho da Igreja.

O que é decidido pelo Concílio vale para toda a Igreja, portanto para todas as Comunidades, Paróquias, Sínodos, instituições, setores de trabalho e Obreiros, por isso a participação no Concílio é de tão grande responsabilidade, exigindo Delegados capacitados, preparados, e realmente identificados com a missão da Igreja.

Quem representa o Sínodo no Concílio fala e vota pelo seu Sínodo e não por si próprio ou suas idéias pessoais, pois está lá em nome de outras pessoas, ou seja, carrega consigo anseios, preocupações e conquistas daqueles que representa e vai defendê-los junto aos representantes dos outros 17 Sínodos, buscando chegar a um consenso sobre o que é melhor para toda a IECLB. No desempenho desse papel, ele não está sozinho, pois ainda conta com outros delegados, o representante no Conselho da Igreja e o Pastor Sinodal.

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Toda obra que não tenha por objetivo servir aos demais não é uma boa obra cristã.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Importa, acima de tudo, que homem e mulher convivam em amor e concórdia, para que um queira ao outro de coração e com fidelidade integral.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br