João 14.23-29 - 6º Domingo de Páscoa - 26/05/2019

Caderno de Cultos 2019

26/05/2019

26/05/2019 – 6º Domingo de Páscoa
Pregação: João 14.23-29; Leituras: Apocalipse 21.10,22-22.5; Atos 16.9-15
Pa. Christa S. B. de Arruda – Lucas do Rio Verde – MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
O apóstolo Paulo escreveu: “Se Cristo não tivesse ressuscitado, nada teríamos para anunciar, e vocês nada teriam para crer”. “Mas a verdade é que Cristo ressuscitou” (1 Co 15.14,20).
E o próprio Jesus falou: “Eu sou aquele que vive; estive morto, mas agora vivo para sempre. Tenho autoridade sobre a morte e sobre o mundo dos mortos” (Ap 1.18).

Sejam todos e todas bem vindos e bem vindas para a festa cristã da vitória da vida sobre a morte. Visitantes...

CANTO DE ENTRADA
Nº 67 – HPD – Cristo venceu a morte.

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome do Pai: Que nos criou e deseja que ouçamos a sua Palavra. Em nome do Filho Jesus Cristo: Que se entregou para nos salvar e ressuscitou. E em nome do Espírito Santo: Que nos dá o entendimento da Palavra de Deus e nos faz crer Nela e no seu Filho Jesus. Amém

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 318 – HPD 2 – Vem Espírito de Deus.

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Querido Deus e Pai! Te agradecemos pela tua fidelidade e amor para conosco. Chegamos em tua presença humildemente pedindo o teu perdão, pois pecamos contra ti, contra o nosso próximo e contra nó mesmos. Sabemos que, sem ti nada somos e nada podemos fazer. Perdoa todos os pecados, cometidos em pensamentos, palavras, ações e omissões. Tem misericórdia de nós e nos perdoa. Oramos em nome de Jesus. Amém

ANÚNCIO DO PERDÃO
Disse Pedro: “O próprio Jesus levou os nossos pecados no seu corpo sobre a cruz a fim de que morrêssemos para o pecado e vivêssemos para a justiça”. Por termos esta possibilidade, Deus seja louvado!

KYRIE
O nosso Deus não se alegra com os sofrimentos e injustiças que há no mundo. Já no Antigo Testamento está escrito: “Ouvi o clamor do meu povo”. Levemos a Deus o clamor do povo sofredor. Peçamos que ele se volte aos que clamam porque sofrem.
Cantemos Nº 49 – HPD – Ó Jesus cordeiro

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus é fiel. Ele escuta o clamor do seu povo e vem a nós na sua Palavra e pelos sacramentos. Louvamos ao Senhor!

ORAÇÃO DO DIA
Oremos: Ó Pai querido! Como é bom falar contigo. Saber que estás presente aqui neste culto. Pedimos a Tua benção sobre e pela vida de cada um e cada uma que está aqui. Conduze nossa vida através da Tua Palavra e faze-nos entender o que esperas e queres de nós. Obrigada por tudo. Ilumina-nos sempre. Em nome de Jesus. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Atos 16.9-15
2ª Leitura Bíblica: Apocalipse 21.10,22-22.5

Aclamemos o Evangelho cantando: Aleluia

3ª Leitura Bíblica: João 14.23-29

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 460 – LC – Espírito Santo de Deus

PREGAÇÃO

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos/as nós.
DEUS PAI ENVIOU O ESPÍRITO SANTO EM NOME DO FILHO
João 14.26: Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que vocês se lembrem de tudo o que eu disse a vocês.
Hoje nós queremos refletir um pouco sobre o que lemos no v. 26 do evangelho deste domingo: Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que vocês se lembrem de tudo o que eu disse a vocês.
Neste versículo vemos que Deus Pai enviou o Espírito Santo em nome do Filho.
Jesus claramente afirma que, após sua partida para o céu, Deus Pai enviaria um Auxiliador, um Consolador – o Espírito Santo – em nome do próprio Jesus.
Paulo tem a visão de um Macedônio que pede para ir ajudá-los. E Lídia tem o coração aberto pelo ES e pede pelo batismo, ela e toda a sua família são batizados. (At 16.9-15). – Ação de graças pela benção de Deus, Ele é Deus de todas as nações. (Ap 21.10,22-22.5) –João fala do contraste desta época e da eternidade. Em nosso tempo a característica de trevas, pecado, destruição e aflição. Na nova Jerusalém será muito diferente. Não haverá mais noite, nem tristeza, nem morte, nem dor. Deus enxugará dos olhos toda lágrima (Ap 21.3).
A terceira pessoa da trindade tem todas as qualidades de Deus e é plenamente Deus. Deus se revelou ao longo da história, agiu, deu poder para as pessoas e revelou Sua presença pessoal através do Espírito Santo. Mostrou sua vontade. No AT o Espírito Santo teve funções especificas. E não estava presente constantemente na vida de cada seguidor do Senhor. Mas depois de ser enviado no NT, o Espírito Santo habita em todo cristão a partir do momento que tem fé em Jesus como seu Senhor e Salvador (Ef 4.30) sendo nosso selo. O ES é o advogado do fiel. E aconselha a vida do crente para que possa viver a vida cristã. Quanto mais você se entrega a Deus, mais o Espírito Santo usa e age em você, e é cheio do Espírito Santo.
A palavra que Jesus usa para o Espírito Santo quer dizer alguém que está ao lado, um advogado, um amigo no tribunal, que ajuda o réu.
Mas, para que Deus iria enviar este Auxiliador, o Espírito Santo?
Em primeiro lugar: para o Espírito Santo nos ensinar e nos lembrar do ensino de Jesus.
No versículo 26 Jesus diz que o Auxiliador enviado pelo Pai nos ensinará todas as coisas e fará que nos lembremos de tudo o que Jesus disse.
Através da Palavra de Deus, que foi inspirada pelo próprio Espírito Santo, ele nos ensinará todas as coisas que precisamos saber e crer sobre a salvação e a vida cristã. Pela Palavra ele nos faz lembrar tudo o que Jesus disse e ensinou. Na sua oração pelos discípulos, em João 17, Jesus diz: Eu lhes dei a tua mensagem, mas o mundo ficou com ódio deles porque eles não são do mundo, como eu também não sou. Que sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade.
Deus nos envia o Espírito Santo para colocar em nosso coração a paz de Jesus. Só o Espírito Santo, através da Palavra e dos Sacramentos, pode colocar essa paz verdadeira em nossos corações.
É a única paz que pode nos livrar do medo e da preocupação, mesmo quando passamos por problemas, dificuldades e sofrimentos, pois é uma paz que não depende do que nos rodeia, nem do que acontece conosco, nem do que somos e temos – é uma paz que depende apenas de Jesus!
E, como lemos, ele venceu o mundo e assim pode nos dar a sua paz, que é a única que nos livra de nosso maior inimigo – a morte eterna no inferno. Nenhuma paz humana ou do mundo nos dá essa tranquilidade, de saber que através da vitória de Jesus nós temos a vida eterna! Deus enviou o Espírito Santo em nome do Filho para o Espírito Santo nos fazer amar a Jesus e obedecer à sua Palavra.
Sem fé, lemos em Hebreus, é impossível agradar a Deus. E essa fé, que nos faz agradar a Deus e, portanto, amar a Jesus e obedecer à Sua Palavra, só o Espírito Santo pode dar. Só quando temos a fé em Cristo e o Espírito Santo dentro de nós é que podemos fazer o que Jesus diz no versículo 23: A pessoa que me ama obedecerá à minha mensagem, e o meu Pai a amará. E o meu Pai e eu viremos viver com ela.
Toda a Palavra de Deus é bem clara nisso: na vida do discípulo de Jesus, o fazer seguirá automaticamente o crer e os dois estão totalmente ligados um ao outro.
Para fazermos a vontade de Jesus e obedecer à sua Palavra, precisamos primeiro crer nele e amá-lo; e quem coloca em nós a fé e o amor a Jesus é o Espírito Santo.
Colocar em nosso coração a paz de Jesus, e para o Espírito Santo nos fazer amar a Jesus e obedecer à sua Palavra.
Quantos acreditam que tudo que é movimento dentro da igreja é e vem do agir do Espírito Santo, chorar e se emocionar. Mas nem sempre.
Você pode impedir o Espírito Santo de agir, com o orgulho, a vaidade, o amor a outras coisas em vez de a Deus (ao dinheiro, ao lazer, a você mesmo), com pecados não confessados, com desentendimentos que você não resolveu direito, ou até com a acomodação e preguiça.
Vamos deixar o Espírito Santo agir. Nos mostrar a vontade de Jesus através da Palavra de Deus.

HINO
Nº 207 – HPD 1 – Sem Jesus tudo está perdido

CONFISSÃO DE FÉ
O Credo Apostólico resume o que nós cremos. Ele, na verdade, fala onde está depositada a nossa fé. Por isso que se chama confissão de fé. É o que Deus nos ensina. Não são palavras vazias. É a resposta a todo mundo sobre o que você crê. Por isso confessemos a nossa fé no trino Deus com estas palavras:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO
Deus tem sido misericordioso conosco e não tem-nos deixado faltar nada. Neste momento queremos agradece-lo com aquilo que Ele nos deu.
Vamos recolher as ofertas que tem o destino ____________________________________ Rogamos que Deus abençoe dádivas e doadores. Cantamos para recolher as ofertas o hino:

Nº 286 – HPD 1 – Obrigado Pai celeste


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Obrigado Pai querido! Por tua obra em Jesus. Que podemos crer e viver a ressurreição. Não precisamos mais ter medo. Ajuda-nos a obedecer e a andar retamente conforme a tua Palavra. Ensina-nos a sermos cada vez mais fiéis e aumenta-nos a fé, olhando para as alturas e não para nossa condição limitada.
Motivos de Oração: (pedir antes quem tem motivos para a oração)
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Senhor Deus, tudo mais o que estiver dentro do nosso coração, nós te entregamos quando juntos oramos a oração que Jesus Cristo nos ensinou dizendo:
PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ – destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde; Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; Que o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Que assim te abençoe o Trino Deus: Pai+Filho+Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Vão em paz e, confiantes, que o Espírito Santo vem e age sobre nós. Amém.

CANTO FINAL
Nº 59 – HPD 1 – Louvai a Deus em alta voz
 


Autor(a): Pastora Christa S. B. de Arruda
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 6º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 14 / Versículo Inicial: 23 / Versículo Final: 29
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2019
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 50524
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Passarão o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
Lucas 21.33
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br