Candidatos e candidatas experimentam mudanças no exame de admissão ao período prático

20/07/2006

Cristiane e Nádia - mudanças foram bem aceitas
Sérgio e Nidrian - a prova oral é momento de troca
1 | 1
Ampliar

O novo regulamento do Ingresso no Ministério com Ordenação na IECLB entrou em vigor em janeiro deste ano e os candidatos e candidatas ao Período Prático experimentaram algumas de suas mudanças agora em julho, com a realização do exame de admissão ao período prático. Realizado apenas uma vez por ano, adequando-se as necessidades das comunidades, o exame de admissão foi aplicado nos últimos dias 17 e 18 de julho, em São Leopoldo,RS.

Entre as mudanças sentidas, também a substituição da tarefa 24 horas, que era realizada com consulta, por uma prova escrita, com uma questão bem ampla, realizada em 3 horas. Este ano o tema foi “A relação entre fé e obras no testemunho bíblico, no diálogo ecumênico e na sociedade atual”- agradando bastante os candidatos e candidatas: “Depois de tudo que já aprendemos, ficou fácil, até porque tínhamos bastante liberdade para responder, sem contar que este é um tema central em nossa confessionalidade.”- declarou Cristiane Echelmeier, natural de Venâncio Aires, RS buscando uma vaga para o período prático com ênfase no pastorado.

“Ë impossível se preparar para a prova escrita, mas isto é bom, pois podemos colocar toda a bagagem de conhecimentos adquiridas ao longo da formação. A prova é um reflexo do que aprendemos e do que pensamos” – afirma Nádia Engler, natural de Iporã do Oeste, SC, e aspirante a uma vaga para o período prático com ênfase no pastorado.

Outra das mudanças do exame de admissão – a substituição de um representante dos centros de formação ligados à nossa Igreja por um/a membro da área da Educação, com experiência em avaliação. Para Clodoaldo Kanke, que realiza o exame de admissão pela segunda vez e experimentou as duas composições de banca, explica que esta mudança trouxe mais prática para as perguntas, auxiliando no processo de formação: Já não estamos no meio acadêmico - estamos formados e o que precisamos agora é nos preparar para atuar nas comunidades. Neste objetivo, a mudança na composição das bancas é muito positiva, pois traz perguntas mais práticas, que teremos que responder nas comunidades. Também é uma oportunidade que temos de aprender com a vivência dos componentes. Assim, não vejo mais o colóquio com uma prova, mas uma espaço de aprendizagem- afirma.

A maioria dos candidatos e candidatas aprovaram a realização do exame escrito e especialmente a escolha do tema, expressando porém, a falta de intimidade com caneta e papel, já que a maioria está acostumada a utilizar apenas o computador, fazendo com que as longas três horas dadas para a realização da questão, parecessem escassas para alguns. 

Mesmo com a mudança no perfil da banca que realiza o exame oral, a dinâmica continuou a mesma, assim como a tensão, que muitas vezes acompanha os candidatos e candidatas nos momentos que antecedem o exame, mas que acaba se mostrando inútil: “Quanto ao colóquio, é um momento tranqüilo, um diálogo. Não há nada de tensão, ao contrário do que nos é passado pelos colegas da aula. Sinto que a banca não está lá para me condenar, mas para tirar dúvidas e ver se existem lacunas que podem ser melhoradas.”- declara Sérgio Rocha, de Sidrolândia, MS candidato a uma vaga para o PPHM em ministério missionário

E, mesmo que muitas vezes os colegas de anos anteriores relatem o momento da exame oral como um verdadeiro monstro, há quem não se contamine com a tensão: “Será tranqüilo. Quando fiz meu posicionamento teológico, já me preparei. Acredito que será como uma conversa, e na conversa tudo fica mais fácil, pois a gente vai falando e lembrando”- comenta Nidrian Heinrich, natural de Tenente Portela, RS, minutos antes de ser chamada para a realização do colóquio.

No dia 17, enquanto os/as candidatos/as realizavam o exame escrito, os examinadores das bancas do exame oral participaram de um momento de preparação ao exame com esclarecimento de questões práticas e a palestras do Secretário Geral de nossa Igreja, P. Nestor Friedrich, falando sobre o sentido e os objetivos do período prático; e da psicóloga Leila Klin, que compartilhou com os examinadores questões importantes e que devem ser observadas na seleção de pessoal.

A relação dos aprovados e aprovadas será divulgados neste site, partir das 17h30min da próxima sexta-feira, dia 21 de julho.
 

COMUNICAÇÃO
+
A Palavra de Deus é a relíquia das relíquias, a única, na verdade, que nós cristãos reconhecemos e temos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br